segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A família cresceu!

kpà awòbóbó Vodun Akluno ce Odàn Sàkpáta!




Dia 18 de setembro de 2010 a família Kwè Jìfá foi mais uma vez agraciada pelo Vodun. Nagbo Vodunnon Mejitó Marcia du Sàkpáta tirou mais um ahama: Dofona Claudia du Agé, Dofonitin Thiago du Âgwè e fomo Victor du Sàkpáta.





O dorozan começou às 20 horas e terminou às 23:30hs. Tivemos a honra de contar com a presença de alguns irmãos do Clã Mahi de culto Vodun:

Doné Bahiana du Vodun Jó tirou o "Ohun ìyí" du Vodun Agé.


O Vòdúnnò Dofono du Otölu tirou o "Ohun ìyí" du Vodun Àgwè.




A roda de "Avalu" e consagração do cerimonial.



Oya Bagan nos deu uma grande alegria! Esteve presente para abençoar a cerimônia.


O Dahùn de Agé.











O Dahùn de Àgwè








O Dahùn de Sàkpáta.













Os Vodun se despediram e....

Se retiraram para o Sogbaji ao som dos instrumentos sagrados que tocavam a Hamuniya.




Então trouxemos Vodun Lisà.


Vodun de nossa matriarca Doné Iracema du Lisà, 81 anos de sabedoria e dedicação ao cuito de Vodun e Encantados.


O Dahùn du Vodun Lisà











Que voltou para o Sogbaji sempre acompanhado do ´Hungbono Claudio e da nossa atenciosa Deré.



Bem!
Tudo que é bom dura pouco,



É hora de agradecer às forças sobrenaturais de nossas águas


E partir para novos desafios,


mais uma jornada que estou certa será de muita luz e força para todos nós.

Agradecemos a todos que participaram e pedimos a Dàn Ahono Bèsé que ilumine, defenda e de saúde e prosperidades.
Gbenöi!

6 comentários:

  1. Mejitó Marcia, kolofé. Parabéns pela belíssima cerimônia de iniciação realizada
    No kpeji.
    Desejo sorte e sucesso para que a senhora realize muitas dessas cerimônias que trazem a nossa ancestralidade vodu para perto da nossa alma e coração.
    gbenoi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mawu olofé,kolofé!
      Muito agradecida, Marcelo. Apesar de ter-me afastado um pouco deste nosso espaço. Este carinho especial me fez ver, que devo ser mais presente e partilhar com vocês, mesmo os momentos mais complexos. Farei um post sobre esta travessia de mares turbulentos e espero que nossos seguidores me perdoem a longa ausência. Que Awievodun e todos os deuses lhe cubram de saúde, paz e muita felicidade. Gbënoi!

      Excluir
  2. É recíproco o desejo de saúde, paz e muita felicidade! Que todos os Vodun estejam ao seu lado agora e sempre lhe amparando e defendendo de todos os percalços da vida, que sua vida seja longa, feliz e plena!
    Eu estou me filiando a uma casa descendente da Corcunda de Yayá, em Salvador, que seria de matriz Savalu. Dentro do conjunto de cânticos usados nos rituais desta casa, apenas uma parcela pequena poderia ser identificada como o que na diáspora se entende por Jeje. Pretendo e preciso me aprofundar no conhecimento de línguas como o Mahi gbè e da língua falada em Savalou - Benin. Tenho buscado tal conhecimento, mas muito pouco tenho encontrado. A Senhora poderia me indicar bibliografia pertinente, principalmente relativa à língua falada em Savalou, e como conseguir tais obras. Que Todos os Vodun lhe abençoem grandemente, aparem a Senhora e a auxiliem na concretização de seus objetivos.
    Marcelo Pimentel (marcelovpbranco@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Marcelo Pimentel! Não se preocupe, já fechei contrato com uma editora e meu livro terá seu lançamento nacional no início de 2013, falta combinarmos apenas a data do evento. Neste trabalho apresenta-se uma lexicografia da língua fon, a formação das palavras, o vocabulário, expressões familiares, expressões de uso litúrgico e aprendizagem progressiva da língua.
    Esteja certo de que o seu convite e o seu wĕmà já estão garantidos, é minha forma de lhe agradecer pelo carinho e amizade que tem me dedicado. Até lá,caso precise de alguma tradução ou informação me mande um e-mail ou ligue 21 3835-2066 ou 7813-4329 ID 91*103407. Um grande beijo, que todas as forças cósmicas o protejam em sua trajetória.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Mejitó Marcia"!
    Ultimamente tenho tentado entrar em contato com a Senhora por telefone, mas não logrei êxito.
    Seu livro já foi publicado? Caso a respostas seja afirmativa, solicito que me informe, por exemplo, pelo e-mail marcelovpbranco@gmail.com, como posso adquirir um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, boa tarde!
      Desculpe-me a demora em responder e os longos períodos de ausência. Estou direto no Hùnkpámè e fico completamente fora de cobertura celular ou de internet. Meu livro foi publicado em julho de 2014. Entre em contato pelo número tel. 021 3769-9102 para passar o endereço e te envio o livro imediatamente como prometi. Um grande abraço.

      Excluir