segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A família cresceu!

kpà awòbóbó Vodun Akluno ce Odàn Sàkpáta!




Dia 18 de setembro de 2010 a família Kwè Jìfá foi mais uma vez agraciada pelo Vodun. Nagbo Vodunnon Mejitó Marcia du Sàkpáta tirou mais um ahama: Dofona Claudia du Agé, Dofonitin Thiago du Âgwè e fomo Victor du Sàkpáta.





O dorozan começou às 20 horas e terminou às 23:30hs. Tivemos a honra de contar com a presença de alguns irmãos do Clã Mahi de culto Vodun:

Doné Bahiana du Vodun Jó tirou o "Ohun ìyí" du Vodun Agé.


O Vòdúnnò Dofono du Otölu tirou o "Ohun ìyí" du Vodun Àgwè.




A roda de "Avalu" e consagração do cerimonial.



Oya Bagan nos deu uma grande alegria! Esteve presente para abençoar a cerimônia.


O Dahùn de Agé.











O Dahùn de Àgwè








O Dahùn de Sàkpáta.













Os Vodun se despediram e....

Se retiraram para o Sogbaji ao som dos instrumentos sagrados que tocavam a Hamuniya.




Então trouxemos Vodun Lisà.


Vodun de nossa matriarca Doné Iracema du Lisà, 81 anos de sabedoria e dedicação ao cuito de Vodun e Encantados.


O Dahùn du Vodun Lisà











Que voltou para o Sogbaji sempre acompanhado do ´Hungbono Claudio e da nossa atenciosa Deré.



Bem!
Tudo que é bom dura pouco,



É hora de agradecer às forças sobrenaturais de nossas águas


E partir para novos desafios,


mais uma jornada que estou certa será de muita luz e força para todos nós.

Agradecemos a todos que participaram e pedimos a Dàn Ahono Bèsé que ilumine, defenda e de saúde e prosperidades.
Gbenöi!

Parabéns Hunwá!

Do renascimento à evolução.





Parece que foi ontem, me recordei do início de sua jornada, uma nova vida, um novo caminho a seguir, de cabecinha baixa, resistiu a todas as provas e às provocações. Mostrou que estava vindo para ficar,que tem cabeça firme e confiança na força poderosa do Vodun.
Logo de início conheceu aqueles que estavam de passagem, alguns por força do destino, outros pela fraqueza mental, moral e espiritual (cabeças de oratório, a cada ano um novo pai de santo coloca a mão, será que todos são ruins?).



O tempo foi passando e com a proteção do Vodun você foi crescendo, aprendendo e se dedicando. Ainda novinha recebeu uma grande incumbencia: criar um ahama! Grande é o Vodun, você aproveitou bem a oportunidade de aprender um pouco mais, porém continuou a ser a mesma pessoa sensível, educada, simpática e prestativa.





Outros ahama, outras responsabilidades e você seguindo adiante com o coração aberto, transbordante de amor pelo Vodun, pelo Acè e por essa nossa grande família. Louvo e brindo à sua sinceridade, honestidade e perseverança, tornou-se uma grande vodunsi!





Vodun é tradição, autorização e respeito ao merecimento, depois de tanto carinho, dedicação e fidelidade à sua Doné, finalmente o reconhecimento de que você está pronta, preparada para os desafios do crescimento. Eu faço coro a este reconhecimento do Vodun e aproveito para agradecer por tudo que você sempre fez por mim, pelos meus filhos, pela minha família que, sempre soubemos (espiritualmente), é sua também.


Dos mais novos...





Aos mais velhos com o mesmo carinho e atenção.




Obrigada do fundo do meu coração e, assim como eu sempre pude contar com o seu apoio incondicional, me coloco ao seu inteiro dispor, não somente para apoiá-la, mas para ter a oportunidade de materializar a minha gratidão neste momento super especial de superação e realização.
Parabéns Hunwá Marcela du Aziri Togbosi! Parabéns Deré!





Que meu pai Sàkpáta e todos os Vodun te abençoem, te protejam e te cubram e a Grande Mãe, senhora do ovo: Aziri Togbosi te dê muita paz, saúde e sucesso ao iniciar esta nova jornada, agora e sempre, boa sorte!